Ir para ↓

História e Génese dos UWC

No mundo atribulado do século XXI, os objetivos dos UWC são tão relevantes hoje como o eram em 1962 – ou, porventura, ainda mais.

O movimento UWC foi fundado em 1962, ano em que o Atlantic College, no sul do País de Gales, acolheu os seus primeiros alunos. Numa altura em que a Guerra Fria estava no auge, o objetivo dos pais fundadores dos UWC era unir jovens de diferentes nações para fazer deles campeões da paz, através de uma educação assente na partilha, na colaboração e na compreensão mútuas.

O conceito educacional dos UWC tinha por alicerces as ideias do pedagogo alemão Kurt Hahn, um dos fundadores do movimento UWC. Kurt Hahn acreditava que a escola deve ser uma preparação para a vida, e não apenas para a universidade. Acreditava ainda que a educação deve ajudar os alunos a desenvolver a tenacidade e a capacidade de experimentar tanto o fracasso como o sucesso. 

A criação do movimento UWC em 1962 foi o culminar do pensamento de Kurt Hahn sobre a educação. Precursor na área da educação, Kurt Hahn estivera já à frente de outras iniciativas, como a fundação da Salem School, uma escola pioneira na Alemanha, e da Organização Outward Bound. Em 1958, ao participar numa conferência no Staff College da NATO, sentiu-se inspirado pela cooperação que testemunhou entre países que, anteriormente, haviam sido adversários na Segunda Guerra Mundial. Pensou que, se fosse possível unir jovens de todo o mundo num só local em que eles pudessem aprender e estudar juntos, poder-se-ia prevenir futuros conflitos. Da convicção de Kurt Hahn de que a educação tem poder para mudar o mundo nasceu o movimento UWC, com a missão de tornar a educação uma força que une pessoas, nações e culturas em prol da paz e de um futuro sustentável. 

Desde então, os United World Colleges têm-se empenhado firmemente em proporcionar aos seus alunos uma experiência educativa desafiante e transformadora, de modo a inspirá-los a tornar-se agentes da uma mudança positiva e a criar um futuro mais pacífico e mais sustentável. 

Page 1

Cronologia

Os UWC atualmente

17


17 Escolas e Colégios UWC

+155


Representação em mais de 150 países através dos comités nacionais UWC.

60.000


Mais de 60.000 estudantes oriundos de mais de 180 países estudaram num dos colégios ou escolas UWC ou participaram nos Cursos UWC.