Ir para ↓
map

UWC Mostar

Mostar, Bósnia e Herzegovina

200 Alunos
Idades 16 - 19 anos

Fundação

2006

3 March 2017

Being based in Mostar, a city which has become emblematic of the bitterness and divisions of the war in today’s Bosnia and Herzegovina and surrounding countries in the 1990’s, UWC Mostar is the only UWC college built into a post-conflict country with the aim to “equip the next generations of young people in Bosnia and Herzegovina with the knowledge, skills, leadership qualities and international values, necessary to bridge the still existing ethnic divisions and move their country into the 21st century.”

3 características únicas:

  • O UWC Mostar é o primeiro UWC com o objetivo explícito de contribuir para a reconstrução de uma sociedade em situação de pós-conflito - O colégio educa os alunos a conhecer e apreciar as suas diferenças, ao mesmo tempo que promove a igualdade, tolerância e pensamento crítico.
  • Comunidade local - A interação dos alunos com a comunidade local é a essência do UWC Mostar. Anualmente, estudantes e funcionários organizam projetos e eventos abertos para a comunidade de Mostar. 
  • Fundação Education in Action - O UWC Mostar foi criado pela Fundação “Educação em Ação”, que pretende tornar-se um ponto de referência para a reforma educacional no país e proporcionar a professores formação de alta qualidade com um foco específico na avaliação externa objetiva, inovações curriculares e métodos de aprendizagem inovadores.
     
Na sala de aula 

O UWC Mostar oferece o currículo International Baccalaureate Diploma Program (IBDP). Para além das disciplinas normalmente oferecidas por este programa, o colégio oferece também Literatura Bósnia, Literatura Croata, Antropologia, Economia, Sistemas Ambientais & Sociedade, Artes Visuais.

Fora da sala de aula 

O UWC Mostar é um parceiro frequente em quase todos os principais eventos que acontecem na cidade de Mostar. Um deles é o Festival das Artes de Rua, envolvendo jovens de todas a cidade numa aventura artística e cooperativa que visa recuperar os espaços públicos que ainda estão marcados pela guerra. O festival anual de rua é talvez a prova mais pública e demonstrativa do papel do Colégio na revitalização da vida urbana de Mostar. Esta iniciativa une assim os talentos dos jovens de todas as comunidades nesta cidade ainda dividida.

O UWC Mostar foi também pioneiro no conceito do Model United Nations (MUN) não só na cidade como em todo o país. O colégio organiza ainda o Festival de Arte de Inverno, em que os alunos  exibem os seus talentos em vários espaços públicos por toda a cidade.

Desde 2010, o Colégio representa a Bósnia e Herzegovina no FIRST Robotics Competition, dedicado a ajudar os jovens a descobrir e desenvolver a paixão pela ciência, engenharia, tecnologia e matemática, ganhando inúmeros prémios.

Cursos UWC 

O UWC Mostar organiza o Curso UWC "Waves for Change" para estudantes da Bósnia e Herzegovina e outros países. O curso convida os participantes a discutir mudanças sociais e movimentos não-violentos com ativistas locais e internacionais.

Campus e Instalações 

A diversidade das culturas e a riqueza dos costumes no UWC Mostar são mais visíveis nas residências, sendo que as casas estão no oeste e leste da cidade. O prédio da escola está localizado no centro da cidade e partilha as suas instalações com o Mostar Gimnazija (escola local), incluindo laboratórios de ciência, uma biblioteca espaçosa e cheia de luz no sótão e uma grande sala de reuniões. As instalações desportivas interiores e exteriores do do colégio incluem ginásio, campo de futebol e handebol, campo de voleibol, pista de corrida e de salto em comprimento. A cantina do Colégio está perto dos edifícios académicos, enquanto os Estúdios de Artes Visuais e Artes do Teatro, bem como o Salão de Música estão localizados em Musala, uma das residências estudantis.

Contexto Geográfico 

O UWC Mostar está localizado na cidade de Mostar, no sul da Bósnia e Herzegovina, cujo clima ameno a torna um popular destino turístico. A localização geográfica é vantajosa, estando próximo da Croácia e do Montenegro. O UWC Mostar é o único UWC na Europa do leste. 

Inscrições 

As candidaturas realizam-se através do comité nacional UWC relevante. Em circunstâncias especiais, poderão ser efetuadas candidaturas diretamente ao UWC Mostar. Nomeadamente, no caso de:

  • Inexistência de comité nacional UWC no país;
  • Nacionais da Bósnia e Herzegovina que voltaram para o país depois de terem passado grande parte das suas vidas no estrangeiro;
  • Estrangeiros sem possibilidades para participar noutra escola internacional na Bósnia e Herzegovina.

You have not allowed cookies and this content may contain cookies.

If you would like to view this content please

Contactos


United World College in Mostar
Španski trg 1
88000 Mostar, Bosnia and Herzegovina

18 Colégios
no mundo