Ir para ↓
map

UWC Robert Bosch College

Freiburg, Alemanha

200 Alunos
Idades 16 - 19 anos

Fundação

2014

3 March 2017

O UWC Robert Bosch College é um projeto conjunto da Deutsche Stiftung UWC e do Robert Bosch Stiftung. Situado em Freiburg, conhecida como a "cidade verde" da Alemanha, o Colégio tem um foco especial na sustentabilidade, que é espelhada na vida académica, na vida residencial dos estudantes e na arquitetura dos edifícios. A proximidade com o Parque Nacional da Floresta Negra permite ainda um programa único de atividades ao ar livre. A diversidade é o principal objetivo do colégio. Para este fim, o colégio oferece atualmente bolsas de estudo completas a 70% dos seus alunos, graças ao financiamento estatal, ao Robert Bosch Stiftung, ao B.Braun Melsungen AG, bem como muitas outras fundações e indivíduos.

3 características únicas:

  • Diversidade deliberada - Mais de 90 nacionalidades, onde se falam mais de 60 línguas e onde estão representados os principais grupos religiosos.
  • Sustentabilidade - Colaborações com instituições da cidade e projetos tanto de estudantes como de funcionários formam a base da educação para a sustentabilidade no campus.
  • Freiburg, cidade universitária - Localizada nas proximidades de Freiburg, os alunos podem beneficiar da sua vida cultural, bem como da oportunidade de participar em projectos e atividades para o programa Criatividade, Atividade, Serviço (CAS) e outros.
Na sala de aula 

O UWC Robert Bosch College oferece o currículo do International Baccalaureate Diploma Program (IBDP). Dado o foco da colégio na sustentabilidade, as Ciências Naturais desempenham um papel importante assim como a Matemática. Além das disciplinas normalmente oferecidas no IBDP, o colégio oferece ainda Árabe, Artes & Culturas Mundiais, Pensamento Político, História da Ásia e Oceania. As turmas do RBC são na sua maioria pequenas, com uma média de 10 a 12 alunos por turma. 

Fora da sala de aula 

Dentro do programa de Criatividade e Ação existe uma ampla gama de atividades muitas vezes dirigidas por estudantes, como cozinhar, gerir blogues, improvisar com o grupo A-Capella, atuar em instituições da cidade com o ensemble de cordas do RBC, debate ou cozinha vegana internacional, salão de baile ou dança de Bollywood, futebol, escalada, yoga ou Taekwondo.

O Colégio trabalha com 26 instituições e organizações situadas na cidade de Freiburg, incluindo escolas, jardins de infância, campos de refugiados, serviços comunitários para sem-abrigos, lares de terceira idade e instituições ecológicas. Uma vez por semana, em vez de ir à escola, os alunos visitam um desses projetos.

Duas vezes por ano, durante a Semana de Projeto, os alunos participam em projetos que têm de estar vinculados a um resultado de aprendizagem, podendo estes projetos assim consistir de um serviço social, uma atividade física ou uma atividade criativa.

Quatro vezes por ano, o Colégio suspende as aulas e organiza Dias Temáticos para toda a comunidade. Estes dias incluem apresentações, workshops e discursos em torno de um único tema, como o diálogo inter-religioso, a democracia, a justiça e a injustiça, ou a sustentabilidade.

Integrados no currículo, os Assuntos Globais são sessões adicionais que lidam com questões contemporâneas e atuais - da política à religião, economia, estudos sociais ou tendências culturais - envolvendo frequentemente convidados e oradores conhecidos.

Finalmente, o campus funciona como uma comunidade: cada aluno escolhe uma área de interesse no Colégio, contribuindo para a sua manutenção, incluindo a biblioteca, o jardim ou o escritório de comunicações. Encontrar maneiras de ser útil e fazer um serviço para a comunidade é apenas mais uma forma de envolvimento social.

Campus e Instalações  

O UWC Robert Bosch College está localizado num antigo mosteiro, que foi renovado e parcialmente reconstruído pelo Robert Bosch Stiftung. As salas de aula, a biblioteca, os laboratórios, as salas de arte e de fitness, estão localizados no edifício histórico, que remonta a 1850. O piso superior abriga ainda os escritórios dos funcionários, salas de aula, e uma sala de silêncio, onde se pratica yoga e meditação. Os alunos podem também utilizar este espaço para rezar. 

O Kartaus é cercado por pomares, pastagens e um jardim histórico, que é cultivado por estudantes e funcionários utilizando os princípios da agricultura biológica. Em 1340, o jardim foi introduzifo pela primeira vez por monges Cartuxos e tem sido restaurado até aos dia de hoje. Atualmente, o jardim está profundamente enraizado na missão e abordagem de sustentabilidade do RBC e é considerado a sua "sala de aula verde".

Atrás do antigo mosteiro, um edifício recém-construído abriga a Cantina e o Auditório. A cantina é dirigida por uma ONG chamada "Dreisamwerke", que opera de forma inclusiva e oferece empregos a pessoas portadoras de deficiência. É esperado que todos os alunos ajudem com o serviço de cozinha, de forma rotativa.

A aldeia estudantil está localizada em frente ao Kartaus e foi deliberadamente construída para contrastar com o edifício histórico. 8 casas de estudantes e 4 casas para os funcionários com forma de cubos formam esta "aldeia". Cada casa oferece uma perspectiva diferente em torno do colégio. Refletindo a diversidade, no seu interior 24 estudantes partilham uma casa e 4 um quarto. As casas de três andares são constituídas por uma sala comum com cozinha partilhada por todos, bem como dois pisos residenciais, cada um com a sua própria casa de banho. Todos os edifícios foram construídos segundo o princípio de  "casas passivas", de acordo com os elevados parâmetros de eficiência energética exigidos em Freiburg.

Contexto Geográfico 

O UWC Robert Bosch College situa-se em Freiburg, na Alemanha, nos limites da Floresta Negra, a apenas 30 minutos da fronteira com a França e a Suíça.

Inscrições 

As candidaturas realizam-se através do comité nacional UWC relevante. Desde 2014, o colégio oferece duas bolsas de estudo adicionais para estudantes com estatuto/antecedentes de refugiados.

Contactos


UWC Robert Bosch College
Kartäuserstraße 119
79104 Freiburg