Ir para ↓

Atividades Extracurriculares​​​​​​​

 

Confiança no esforço, modéstia no sucesso, elegância na derrota, raciocínio claro mesmo na amargura de um orgulho magoado, e boa vontade em servir, sempre.

Kurt Hahn, Fundador dos UWC 

“Criatividade, Atividade, Serviço” (CAS) foi sempre um elemento central da educação UWC. Alunos de várias idades são encorajados a destacar-se dentro e fora da sala de aula, através da sua participação ativa numa grande variedade de atividades a nível criativo físico, social e da comunidade.

Cada escola e colégio UWC oferece diferentes atividades CAS, organizadas por professores ou alunos.

Criatividade

Artes e experiências que envolvem pensamento e ações criativas. Por exemplo, teatro, música, história da arte, visitas culturais, dança, etc.

Atividade

Exercício e desafio físico, como por exemplo escalada, kayaking, atletismo, basquetebol, orientação, e muito mais.

Serviço

Uma troca não remunerada e voluntária que proporciona uma aprendizagem benéfica tanto para o aluno como para a comunidade local.

Existem muitas actividades diferentes, como por exemplo: apoio a creches locais, desenvolvimento de atividades em campos de refugiados, apoio a pessoas com deficiências através de desporto e de teatro, disseminação de informação científica a crianças e adultos, ensino de inglês na comunidade local, trabalho em quintas de agricultura biológica e a oferta de experiências multiculturais aos alunos das escolas primárias locais.

As CAS demonstram que a educação UWC não se limita a uma série de desafios académicos, mas ajuda a desenvolver uma postura de atenção e compaixão pelos outros. As atividades CAS ajudam os alunos a aplicar os conhecimentos que aprendem dentro da sala de aula. Como as CAS são uma parte central da experiência UWC, os alunos desenvolvem as suas qualidades pessoais através de uma educação mais experiencial, superando obstáculos, e embarcando numa viagem de descoberta pessoal. As CAS são também uma forma importante de equilibrar a vida UWC, que não se deve cingir a pressões académicas.

Atualmente, as CAS são um dos três elementos fundamentais que todos os alunos devem completar de modo a obter o diploma do International Baccalaureate, o currículo adotado em todas as escolas e colégios UWC para os dois últimos anos do ensino secundário. Enquanto outras escolas que ensinam o IB apenas exigem um mínimo de horas, os UWC valorizam as CAS e lideram nesta área, visto que as nossas escolas e colégios tem mais CAS num só período escolar do que outras escolas num ano inteiro – e muitos alunos UWC vêm as atividades CAS como essenciais à sua experiência UWC.