Ir para ↓

História da UWC Portugal

Em 1969 foi selecionada a primeira estudante portuguesa para frequentar o UWC Atlantic, no Reino Unido - na altura o único. O primeiro presidente dos UWC, Lord Mountbatten, terá contactado o Conde de Caria, cujo contributo foi fulcral para o nascimento do movimento em Portugal.

Após esta primeira representação portuguesa no UWC Atlantic, Portugal esteve ausente dos United World Colleges por dez anos até que o Comité Nacional dos UWC foi fundado em 1979, presidido pelo Dr. Azeredo Perdigão. Nesse ano, foi finalmente seleccionado um aluno, também para o UWC Atlantic.

Desde então, a atribuição de lugares e/ou bolsas a alunos portugueses tem sido mais regular, contando a UWC Portugal presentemente com mais de uma centena de antigos alunos. Tem crescido também a presença portuguesa nos colégios que ao longo dos anos enviou representantes para cada um dos 18 UWC.

Até ao momento, a Associação teve a honra de contar, na sua presidência, com nomes como o do Prof. Joel Hasse Ferreira, o Prof. Ferrer Correia, o Prof. Fernando Adão da Fonseca, o Dr. Paulo Marques, o Dr. Rui Vilar, o Dr. Vasco d'Avillez e, mais recentemente, as Dra. Mariana Arrobas, Clara Cruz e a Dra. Inês David, todas ex-alunas de UWC, além da Inês Colaço que frequentou o UWC Short Course em Mostar em 2014. O apoio constante de Mr. Andrew Bull, OBE, antigo Diretor do St. Julian's School, tanto na Direção como na seleção de bolseiros, foi uma mais-valia para a UWC Portugal. Em 2003, o Dr. Mário Soares, ex-Presidente da República, aceitou o convite para ser Patrono Nacional da Associação.

Atualmente, a Associação UWC Portugal é presidida pelo Gonçalo Loureiro, que frequentou o UWC Maastricht.

Os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian e do British Council, local onde hoje se encontra a sede oficial da Associação UWC Portugal, foram desde sempre fundamentais ao seu funcionamento.