Ir para ↓

Modelo Educacional e Princípios UWC 

 

Há mais em nós do que pensamos. Se no-lo fizessem ver, porventura não nos contentaríamos, o resto da vida, em ficar aquém disso.

Kurt Hahn, Fundador dos UWC

No âmago do modelo distintivo de educação dos United World Colleges está a diversidade deliberada. Extensiva a toda a comunidade UWC, esta é uma componente vital em todos os colégios e escolas UWC. Todos os alunos beneficiam da aprendizagem num ambiente diversificado que os ajuda a alargar a sua visão do mundo e a noção de si próprios – adquirindo em simultâneo uma qualificação reconhecida a nível internacional.

Ajudamos os alunos a descobrir as possibilidades de mudança. Os alunos aprendem que podem contribuir para mudar o mundo através das suas ações arrojadas, do exemplo pessoal e da liderança altruísta. Ajudamos os jovens a alcançar o seu potencial intelectual, moral, estético, emocional, social, espiritual e físico.

Tudo o que os alunos aprendem é norteado por sete princípios, que representam o nosso compromisso de educar a pessoa como um todo. A alicerçar estes princípios está a busca da paz, da sustentabilidade e da justiça social, objetivo que presidiu à criação dos UWC. 

  1. A educação deve ter lugar numa comunidade escolar diversificada. Os alunos devem ser selecionados entre regiões e grupos sociais que reflitam a vasta gama de tensões existentes no seio das populações e entre populações.
  2. A educação exige a promoção ativa da compreensão intercultural e o desenvolvimento de uma verdadeira preocupação pelos outros, baseada em experiências de vida partilhadas e numa vivência de cooperação e colaboração. Isto implica que o aluno se envolva em conversas e debates sobre as questões globais e se comprometa com a resolução das mesmas, na busca da paz.
  3. A aptidão física e um estilo de vida saudável são essenciais ao desenvolvimento de uma pessoa equilibrada. Estilos de vida pouco saudáveis limitam as potencialidades do ser humano.
  4. A interação com a comunidade local está no cerne da vida escolar e exige a participação plena e ativa de todos os membros da escola ou colégio.
  5. Os alunos devem ser capazes de tomar medidas construtivas em torno de questões de sustentabilidade, tanto a nível institucional como a nível individual.
  6. Os alunos devem ter a oportunidade de pôr em prática a iniciativa pessoal, a autodisciplina e a responsabilidade, bem como de gerir o risco e aceitar desafios. Sempre que necessário, tais oportunidades devem ser apoiadas pela presença reconfortante de um adulto.
  7. É reconhecido que cada indivíduo possui talentos e capacidades únicos. Em cada colégio/escola devem existir programas que ajudem os alunos a tirar partido do seu potencial.

Todos os nossos colégios e escolas partilham a missão e os valores UWC, mas cada um funciona de forma diferente e possui uma identidade local e regional distinta. O modelo educacional UWC fornece um quadro comum no âmbito do qual todos os nossos colégios e escolas desenvolvem a sua atividade. Não estabelece um currículo, mas centra-se no que é único na abordagem dos UWC à educação.