Ir para ↓

3 decisões que te vão ajudar a mudar o mundo

29 December 2018

Já deves ter lido, visto ou ouvido dezenas de histórias acerca jovens que mudaram o mundo. E de certeza que pensaste “Como é que posso fazer o mesmo?”

É fácil de acreditar que estas pessoas nasceram com um dom especial. Apesar de todas as coisas únicas e inacreditáveis que atingiram, a verdade é que todas estas pessoas começaram em algum lado. Tal como tu.

Mas caso queiras fazer algo incrível, precisas de ter uma ideia de onde é que vais chegar, e um plano para o alcançar.

tomar decisões

Portanto, pergunta-te a ti mesmo: 

  • Qual é um problema com o qual eu me importo profundamente? 
  • Quem é que eu penso que deveria estar a ajudar? 
  • O que é que me está a impedir de me tornar na pessoa que mais me inspira? 

Nadya Okamoto tinha apenas 16 anos quando se tornou numa das fundadoras da PERIOD, uma organização dedicada a mudar a mentalidade relacionada com a menstruação e a proporcionar cuidados para pessoas sem acesso a produtos menstruais. 

Ela estava no 11º ano quando a sua família ficou sem casa durante vários meses. Nessa altura, no seu percurso diário de autocarro para a escola, ela ia falando com mulheres sem-abrigo em condições bem piores que ela. 

Nadya disse: “Fiquei inspirada a aprender mais acerca da falta de equidade e da pobreza relacionada com a menstruação após criar uma antologia de histórias do uso de papel higiénico, meias, sacos das compras, cartão, etc. Ouvir as histórias destas mulheres que estavam em situações bem piores que a minha foi uma espécie de ‘verificação de privilégio’.”


Maya Ghazal é da Síria, tem 19 anos e chegou como refugiada ao Reino Unido aos 16 anos de idade. Foi recentemente premiada com o Diana Award, prémio cujo nome foi inspirado na Princesa Diana devido ao seu trabalho de conscientização acerca dos problemas enfrentados por jovens refugiados. Para obter a educação que queria no Reino Unido, Maya teve que superar o estigma social e as barreiras linguísticas.

 

"Recordo-me muito bem do quão em baixo e sozinha me senti ao princípio. Se formos capazes de acreditar no nosso próprio potencial, a diferença é enorme."

- Maya Ghazal

Maya obteve recentemente a oportunidade de estudar Engenharia de Aviação e Pilotagem na Universidade de Brunel. "Eu tenho um certificado no meu quarto que diz ‘Maya Ghazal pode mudar o mundo’, assinado por suas altezas reais Príncipe William e Harry", diz a Maya. "E isso é mais do que suficiente para eu continuar a acreditar em mim e na mensagem que quero transmitir."


Tanto a Nadya como a Maya reconhecem a importância da sua educação para cultivarem os seus interesses, desafiá-las e conectá-las a pessoas que as possam ajudar a fazer a diferença. Por isso, caso já tenhas um plano para mudar o mundo, ou caso ainda estejas a tentar perceber como é que gostarias de fazer a diferença, estas três decisões vão ajudar-te a alcançar os teus objetivos. 

1. Decide como é que queres aprender, não apenas o que estudar

Tu queres ter um impacto duradouro e significativo no mundo, e estás a pensar em como é que a tua educação te vai preparar para isso. Não existe um currículo feito para ‘mudar o mundo’. Se há algo parecido, o que a Nadya, Maya e outros como elas têm em comum é o facto de que a sua educação ir para além da sala de aula. 

Elas alcançaram tudo isto através da aprendizagem de aptidões essenciais como é o caso do pensamento crítico. Encontraram maneiras de seguir os seus sonhos e desenvolver as suas próprias experiências de vida. Se queres seguir o seu exemplo, terás de pensar na tua educação de maneira semelhante. Uma maneira de chegares lá é escolhendo estudar o Bacharelato International (IB Diploma). 

O IB Diploma foi criado em 1968 por várias organizações, incluindo a Geneva International School, a United Nations School em Nova York e os UWC (United World Colleges). É uma qualificação pré-universitária, internacionalmente reconhecida que enfatiza a amplitude de conhecimento, pensamento crítico e responsabilidade social.

2. Decide que tipo de experiência queres ter - não apenas o que queres alcançar

Pessoas como a Nadya e a Maya estão a mudar o mundo em parte porque escolheram um assunto em particular ou um grupo de pessoas específico para o qual focar a sua energia. 

“O voluntariado é uma das minhas formas de conciliar o privilégio que tenho e lutar por uma causa em que acredito”, diz Nadya. 

Levar o teu sucesso académico a sério é essencial mas, só por si, ter boas notas não te vai preparar para a vida que queres viver. Como tal, procura oportunidades que vão além da sala de aula e que te ajudem a crescer e a desenvolver confiança. Pensa em aptidões de vida essenciais como é o caso da adaptabilidade e a capacidade de resolução de conflito. 

O ex-aluno do UWC South East Asia, Israel George Mnyitafu, diz que a sua educação o tornou num pensador crítico e num membro ativamente envolvido na sua comunidade.

“Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas de várias origens, com diferentes perspetivas e pontos de vista sobre o mundo em que vivemos", diz Israel. “A experiência dos UWC ajudou-me a tornar-me na pessoa que sou hoje; um cidadão do mundo, que aceita a mudança, abraça-a e usa o seu conhecimento para promover a paz e a coexistência.”


Por isso, tira tempo para explorar as atividades extra-curriculares que desejas que façam parte da tua experiência educacional. 

3. Escolhe com quem te dás e é provável que encontres pessoas como tu

Enquanto ainda eram jovens, Nadya e Maya cruzaram caminhos com pessoas que nunca esperavam encontrar. Elas ultrapassaram diferenças sociais e as suas vidas tomaram um rumo diferente. Transformaram o que muitos veriam como conflitos culturais em oportunidades de aprender sobre os outros e ampliar as suas visões do mundo.

Como é que tu vais conhecer pessoas de origens diferentes da tua? E onde é que vais conhecer pessoas com interesses semelhantes ao teu às quais te possas juntar?

No caso da Nadya Okamoto, ela conheceu Vincent Forand no secundário e ele tornou-se num dos fundadores de PERIOD. Portanto, pensa em escolher um ambiente educacional onde possas viver e estudar ao lado de um grupo diverso de pessoas com um desejo em comum: ter um impacto no mundo. Se estás a pensar onde é que encontras uma escola assim, já pensaste se uma comunidade de escolas internacionais será o indicado para ti?  
Imagina andares numa escola onde superar barreiras linguísticas e aprender novas normas sociais não é um projeto de sala de aula, mas algo que aprendes através das tuas interações com os teus colegas de quarto. Os colégios UWC focam-se em preparar os jovens para serem líderes antes mesmo de terminarem o secundário para que possam passar o resto da vida a fazer a diferença no mundo.

Possivelmente as respostas às três decisões abordadas dão-te uma ideia daquilo que queres fazer e da educação que te vai ajudar a transformar os teus sonhos em realidade. Sabe mais como te candidatares aos UWC. 

Original em www.uwc.org